Atualizações do mês de Novembro

Olha as melhorias no Libreflix no mês de Novembro:

– Possibilidade e inserir comentários nas páginas das obras
– Implementação e transição de obras para a transmissão P2P
– Listagem completa com seleção de episódios para séries direto na página da obra
– Botões de Avançar ou Voltar 10 segundos na interface do vídeo
– Correções de bugs e pequenas melhorias

Agradecemos muito nossos novos colaboradores:

  • Djalma Mascarenhas
  • Editora Monstro dos Mares
  • Elias Adams
  • Daniela Pritsch
  • Luciano Avelino
  • Marcelo Miguel
  • Pablo Washington
  • Pedro Lucas
  • Raquel Abrahão
  • ßØŁĐ droid_red
  • Luiz Celso

Lá no Catarse são 9 assinantes que ajudam a construir o streaming livre feito em comunidade.

Vem ser o 10º?

Artigo do Libreflix no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

Liberdade é também sobre compartilhar conhecimento.

Por isso, além de compartilharmos nosso código-fonte, tentamos também partilhar métodos, vivências e saberes. Recentemente, fizemos um artigo que foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia  e Web – ou WebMedia. Nele contamos um pouco sobre as tecnologias usadas, como é a arquitetura do Libreflix por dentro e um pouco mais sobre a implementação peer-to-peer (P2P) que chegou à plataforma no ano passado.

O resultado (em inglês) está disponível para ser acessado na biblioteca aberta da SBC, pelo link: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2019.8152

Esse trabalho teve o apoio da UTFPR, do Laboratório de Tecnologias Livres – LabLivre – da UFABC, e claro, só tem sido possível graça as pessoas que contribuem com o projeto todos os dias: financeiramente, com ideias, sugestões e a partilha nas redes.

Libreflix agora é P2P

Descentralizada, independente, comunitária!

Assim é a internet que queremos.

Por isso, temos orgulho de anunciar que agora a transmissão de vídeos no Libreflix será feita de forma peer-to-peer (P2P).

Isso é diferente da transmissão cliente-servidor que ocorre comumente na maioria dos sites e plataformas digitais – onde um grande servidor centralizado é responsável por enviar as informações para quem acessa aquele conteúdo.

No Libreflix a transmissão ocorrerá assim como acontece com o torrent. Ou seja, ao mesmo tempo que assiste, você também retransmite a cultura audiovisual para outras pessoas.

Esse uso de tecnologias de compartilhamento descentralizadas também contribui para um ambiente alternativo ao atual do mercado de streaming.

É o torrent mas com um uso diferente ao da “pirataria” – um novo jeito de vermos a tecnologia e vivenciarmos seu uso.


Todo esse desenvolvimento é feito sem fins lucrativos. Precisamos da sua ajuda para manter os servidores e outros gastos básicos para a plataforma permanecer no ar.

Introduzindo “Avaliações”

Quantificar a arte não é lá coisa que se faça.

Por outro lado, já faz parte da tradição cinéfila que compartilhemos avaliações em forma de uma nota sobre uma obra que acabamos de assistir. Com um olhar crítico, tentamos expressar em número a complexidade artística daquilo que acabamos de apreciar.

Pensando nesse malfadado exercício, implementamos no Libre a opção de “Avaliar uma Obra“.

Para avaliar, basta estar logado na plataforma e ir até o campo de avaliações. Você pode dar uma nota de 1 a 5, seguindo as famosas estrelinhas das avaliações cinematográficas.

Além de compartilhar sua impressão pela obra, essa opção também ajuda a plataforma a criar campos mais personalizados, podendo oferecer conteúdos que você, e outros usuários, possivelmente gostarão de assistir.  Sempre construindo recomendações com privacidade por design.

E aí, o que achou? Deixe nos comentários sua opinião sobre essa e outras funcionalidades que você gostaria de ver no Libre.

Abraços livres,
Guilmour


Já que você veio até aqui…
Não deixe de apoiar e ajudar a melhorar o nosso acervo de possibilidades. O Libreflix é um projeto sem fins lucrativos construído e mantido por voluntários. Colabore com a nossa vaquinha, com doações a partir de um real e nos ajude a custear nossas operações e equipamentos.

 

Ligações externas e referências sobre a obra

olá, culturalivristas de todo o canto da rede. Passando apenas para atualizar vocês sobre duas recentes funcionalidades que implementamos no Libreflix:

Referências externas

A primeira é um espaço na página de informações de cada obra. Esse campo pode conter ligações para resenhas, notícias e artigos que citem ou sejam sobre aquela obra .

O objetivo é potencializar as ligações nas redes, levando o usuário a novas visões e fortalecendo a blogosfera e outros portais que dedicam seu trabalho a pensar sobre e debater sobre determinada obra.

Links externos

A segunda funcionalidade é um novo espaço com ligações na rede da obra em si, como link para página oficial, perfil em redes sociais, na Wikipédia e/ou em outros acervos.

Queremos convidar todo mundo que usa o Libre a conhecer de perto ainda mais informações sobre a obra – aproximando realizadores e telespectadores.

Por enquanto é só. Fica ligado que logo tem mais novidades. Ah, não esquece de dar uma olhada na nossa campanha: https://acredito.me/libreflix.  Queremos melhorar a plataforma cada vez mais e precisamos da sua ajuda para esse sonho autônomo e livre continuar acontecendo.

Abraços libres,

Guilmour


Novidades: Estamos melhorando a exibição do acervo

Até pouco tempo atrás, no Libreflix, a classificação do acervo era toda feita por meio de tags que são atribuídas a cada obra. As tags eram colocadas de forma a separarem as obras em vários níveis, sendo empregadas tanto para o formato da produção (ex. Curta-metragem), país de origem (ex. Brasil), categorização do conteúdo (ex. Kids) e características internas do conteúdo da obra (ex. Feminismo).

Para melhorarmos essa exibição, pensamos e planejamos qual seria a melhor forma de armazenar as obras dentro da plataforma. A antiga separação por tags não explorava todas as potencialidades do acervo. Por isso, criamos uma abordagem de categorização e subcategorias.

Depois de algumas experimentações, foram escolhidas três “formatos mãe” que, não necessariamente seguem uma coesão quanto ao tipo da obra, duração, etc., mas são os que melhor representam as possibilidades para um usuários assistir e acessar a obra. O usuário pode então navegar até aquele formato (Ficção, Documentário e Seriado) e ter acesso a todas as subcategorias – não exaustivas – daquele formato. O usuário ainda pode acessar aquela categoria específica.

Outra novidade que está em testes é a navegação por duração e por país de origem da obra.

Navegação por duração

Agora, será possível navegar por obras até uma determinada duração. Por exemplo, ao acessar libreflix.org/explore/duration/45 você terá acesso a obras com duração de até 45 minutos. Esse recurso pode ser amplamente explorado para o acesso a curtas, média e longas metragens, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada usuário.

Navegação por país de origem

Outra possibilidade é a navegação por país de origem. Então, ao acessar libreflix.org/explore/country/BR, você terá acesso a todas as obras produzidas no Brasil. Seguindo o o código ISO 3166-1 de cada país. Esse recurso pode ser usado para conhecer o cinema livre de outros países. E se faz ainda mais importante com a futura internacionalização e localização da plataforma.

Melhorias da exibição das capas e resumos

Outro esforço que realizamos relacionado na melhor exibição do acervo, foi opção de mostrar as informações da obra assim que passado o mouse em cima de cada capa. Antes, o usuário precisava clicar sobre cada imagem de capa e abrir uma janela modal.

Agora, basta passar o mouse sobre a imagem e ter acesso ao nome da obra, diretor, ano de produção, indicação etária e tempo de duração. Ao clicar sobre a imagem, a janela modal aparece com um visual aprimorado do que a versão antiga.

E aí, o que achou das melhorias? Elas ainda estão em testes e estão sendo aprimoradas aos poucos dentro da plataforma.

Se você tiver novas ideias, não hesite em deixar nos comentários para discutirmos e construirmos um Libre ainda mais colaborativo.

Abraços livres,
Guilmour


Já que você veio até aqui…
Não deixe de apoiar e ajudar a melhorar o nosso acervo de possibilidades. O Libreflix é um projeto sem fins lucrativos construído e mantido por voluntários. Colabore com a nossa vaquinha, com doações a partir de um real e nos ajude a custear nossas operações e equipamentos. É só acessar https://acredito.me/libreflix

Metas para 2019: versão 1.2 e 1.3

Já passamos a virada do ano, o segundo começo do ano (o carnaval) e o outro feriado depois deste, mas ainda não é tarde para traçarmos metas para o ano de 2019.

Pois bem, seguindo a construção coletiva de ideias no NotABug e no LibreGit, chegamos a alguns objetivos de funcionalidades que queremos implementar esse ano, e nos levarão as versões 1.2 e 1.3 do Libreflix! 😄

Dá para resumir tudo em:

– Melhor classificação e separação do acervo
– Funcionalidades para a interação entre usuário e obra. (Comentários, avaliação, opções de “já vi”, “favorito” e “assistir mais tarde”).
– Funcionalidade para o download das obras
– Fornecer opções de legenda para o player de vídeo
– Área de gerenciamento de conteúdo para usuários e moderação
– Internacionalização básica e tradução da interface para Espanhol e Inglês
– Campo de busca mais avançado
– Versão offline para redes comunitárias
– Streaming de vídeo via redes peer-to-peer (P2P)

Tomara que cheguemos lá. Não deixe de ficar ligado, pois além disso, temos muitos outros planos que iniciam-se neste 2019 – que todos já percebemos, é o ano das lutas.

Apresentando o nosso campo de busca

Olá! Agora o Libreflix conta com um sistema de busca interno.

Um sistema de busca é um item quase que obrigatório em qualquer aplicação, grande ou pequena, hoje em dia. E mesmo com algumas discussões, ainda não tínhamos conseguido implementar uma busca para o projeto, devido à falta de experiência nessa área, mas principalmente pelo custo computacional que isso representa – e consequentemente verba para manter a infraestrutura.

A oportunidade e a sinergia para a implementação desse recurso veio nesse semestre junto com o apoio e as dicas preciosas do professor da UTFPR Luiz Celso Gomes Jr.

Para o desenvolvimento foi usado primordialmente a framework elasticsearch, que é uma excelente e escalável ferramenta para realizar essa tarefa.

Para isso, tivemos que alugar um novo pequeno servidor de 2GB (+R$40 mensais), mesmo que na documentação a Elastic sugira uma máquina de 32GB, sendo menos de 8GB “contra-produtivo”. Vamos ver como saímos. Mais alguns detalhes dessa implementação podem ser conferidos aqui.

Use e abuse desse recurso. Dê feedback e começe e/ou se junte às nossas discussões no repositório. Logo vem mais novidade por aí.

Abraços livres!

Apresentando o aplicativo para Android 0.1

Eba! Saiu o nosso aplicativo para smartphones Android. O aplicativo foi desenvolvido pelo Kassiano Resende, e foi criado a partir de discussões que tivemos lá no Notabug.

A aplicativo funciona como uma webview para o site, que já e responsivo e a experiência fica bem legal para o usuário. O aplicativo vem a calhar também, pois parece que com o webview, não há o problema que vem acontecendo em muitos navegadores Chrome mobile que não estão reproduzindo as produções.

Para baixar, basta acessar a página de aplicativos no Libreflix, clicando aqui.

Não se esqueça de habilitar a opção “fontes desconhecidas” no Android, que autoriza a instalação de aplicativos que não estão na loja oficial.

Abraços libres! <3

Confira o novo aplicativo para Windows

Agora ficou mais fácil assistir obras audiovisuais livres em computadores Windows.

O aplicativo pode ser instalado e cria ícones no seu desktop e no menu iniciar, facilitando assim que você abre o Libreflix mais rápido.

O aplicativo usa o Chrome para abrir o site então para funcionar você precisa ter o Chrome instalado em seu computador Windows.

Para fazer o download, basta acessar a página de aplicativos do Libreflix clicando aqui.