Novidades: Estamos melhorando a exibição do acervo

Até pouco tempo atrás, no Libreflix, a classificação do acervo era toda feita por meio de tags que são atribuídas a cada obra. As tags eram colocadas de forma a separarem as obras em vários níveis, sendo empregadas tanto para o formato da produção (ex. Curta-metragem), país de origem (ex. Brasil), categorização do conteúdo (ex. Kids) e características internas do conteúdo da obra (ex. Feminismo).

Para melhorarmos essa exibição, pensamos e planejamos qual seria a melhor forma de armazenar as obras dentro da plataforma. A antiga separação por tags não explorava todas as potencialidades do acervo. Por isso, criamos uma abordagem de categorização e subcategorias.

Depois de algumas experimentações, foram escolhidas três “formatos mãe” que, não necessariamente seguem uma coesão quanto ao tipo da obra, duração, etc., mas são os que melhor representam as possibilidades para um usuários assistir e acessar a obra. O usuário pode então navegar até aquele formato (Ficção, Documentário e Seriado) e ter acesso a todas as subcategorias – não exaustivas – daquele formato. O usuário ainda pode acessar aquela categoria específica.

Outra novidade que está em testes é a navegação por duração e por país de origem da obra.

Navegação por duração

Agora, será possível navegar por obras até uma determinada duração. Por exemplo, ao acessar libreflix.org/explore/duration/45 você terá acesso a obras com duração de até 45 minutos. Esse recurso pode ser amplamente explorado para o acesso a curtas, média e longas metragens, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada usuário.

Navegação por país de origem

Outra possibilidade é a navegação por país de origem. Então, ao acessar libreflix.org/explore/country/BR, você terá acesso a todas as obras produzidas no Brasil. Seguindo o o código ISO 3166-1 de cada país. Esse recurso pode ser usado para conhecer o cinema livre de outros países. E se faz ainda mais importante com a futura internacionalização e localização da plataforma.

Melhorias da exibição das capas e resumos

Outro esforço que realizamos relacionado na melhor exibição do acervo, foi opção de mostrar as informações da obra assim que passado o mouse em cima de cada capa. Antes, o usuário precisava clicar sobre cada imagem de capa e abrir uma janela modal.

Agora, basta passar o mouse sobre a imagem e ter acesso ao nome da obra, diretor, ano de produção, indicação etária e tempo de duração. Ao clicar sobre a imagem, a janela modal aparece com um visual aprimorado do que a versão antiga.

E aí, o que achou das melhorias? Elas ainda estão em testes e estão sendo aprimoradas aos poucos dentro da plataforma.

Se você tiver novas ideias, não hesite em deixar nos comentários para discutirmos e construirmos um Libre ainda mais colaborativo.

Abraços livres,
Guilmour


Já que você veio até aqui…
Não deixe de apoiar e ajudar a melhorar o nosso acervo de possibilidades. O Libreflix é um projeto sem fins lucrativos construído e mantido por voluntários. Colabore com a nossa vaquinha, com doações a partir de um real e nos ajude a custear nossas operações e equipamentos. É só acessar https://acredito.me/libreflix

2 respostas a “Novidades: Estamos melhorando a exibição do acervo”

  1. Adorei a mudança nos menus. Sempre que posso, instalo o Libreflix nas boxes Android dos amigos ou indico nos grupos.

    Gosto bastante do filmes Brasil e quando acho, Rússia/Ucrânia.

    1. hahaha Muito bom, Andrey. Vamos se empenhar em fazer melhorias nos apps para Android e SmarTVs e quem sabe logo teremos um acervo ainda mais diversificado e internacional, com produções do Leste Europeu como você citou. Seguimos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *