Conheça mais sobre a Luta das Mulheres Curdas na nova estreia exclusiva no Libreflix

Texto por: Karolyna Gutierres (@karolynagtrrs)

Estreia neste final de semana no Libreflix Comandante Arian – Uma História de Mulheres, Guerra e Liberdade (2018), escrito, dirigido e produzido pela cineasta espanhola Alba Sotorra.

O documentário mostra dois períodos intercalados da trajetória de Arian, uma mulher de 30 anos que comanda um dos batalhões revolucionários femininos das YPJ (Unidades de Defesa das Mulheres), cuja luta, contra os Daesh (ISIS), objetiva liberdade, igualdade de gênero e emancipação dos curdos em Rojava, na Síria.

Em um primeiro momento, assistimos a recuperação de Arian, em um refúgio de soldadas feridas, após ter sido atingida por cinco tiros em combate. Já no segundo, Alba Sotorra nos conduz a acompanhar a protagonista em uma missão. Arian lidera suas companheiras na tarefa de libertar algumas aldeias e a cidade de Kobane do domínio dos Daesh.

Em ambas as partes, a guerrilheira nos revela como a combatividade em busca de liberdade torna-se a própria libertação dessas mulheres. Muitas saem de casa, trocando seus véus pelo uniforme militar, com o intuito de fugir da submissão e de uma vivência subjugada ao homem, casamento e filhos.

Uma vez alistadas, elas encontram união, afeto e cumplicidade, apoiadas em um propósito que oferece maior sentido às suas existências. Munidas de armas, elas tomam o controle sobre suas próprias vidas com objetivo de que todas as mulheres curdas possam ser livres.

As mulheres combatentes de Rojava são um dos maiores exemplos recentes de luta antipatriarcal.

A YPJ, como uma organização militar composta unicamente por mulheres, foi criada em 2012 a partir da YPG (Unidades de Proteção Popular) formada por homens, que surgiu em 2011 durante a primavera Árabe. Ambas milícias populares têm a mesma importância e protagonismo, e, visando independência e um modelo social baseado no Confederalismo Democrático, lutam e resistem em posição de igualdade.

Em 2017 as YPG já contavam com mais de cinco mil combatentes. Atualmente YPJ e YPG estão em conflito contra a invasão militar do partido ultranacionalista e conservador turco Justiça e Desenvolvimento.

O documentário de 86min, com legendagem exclusiva em português, disponível também em espanhol e inglês, estará na plataforma até o fim da quarentena. Não perca.

Para assistir, basta clicar na capa abaixo:

Comandante Arian(2018)Link para assistir: https://libreflix.org/i/commander-arian

Legendagem em Português Brasileiro:

Clarice Macieira, Geoffly Adonias, Guilmour Rossi, Karolyna Gutierres

Galeria de Fotos

 


O Libreflix é uma plataforma de streaming para a mudança social! Todo o seu desenvolvimento é feito sem fins lucrativos e precisamos da sua ajuda para manter os servidores e outros gastos básicos para a plataforma permanecer no ar.