Artigo do Libreflix no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

Liberdade é também sobre compartilhar conhecimento.

Por isso, além de compartilharmos nosso código-fonte, tentamos também partilhar métodos, vivências e saberes. Recentemente, fizemos um artigo que foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia  e Web – ou WebMedia. Nele contamos um pouco sobre as tecnologias usadas, como é a arquitetura do Libreflix por dentro e um pouco mais sobre a implementação peer-to-peer (P2P) que chegou à plataforma no ano passado.

O resultado (em inglês) está disponível para ser acessado na biblioteca aberta da SBC, pelo link: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2019.8152

Esse trabalho teve o apoio da UTFPR, do Laboratório de Tecnologias Livres – LabLivre – da UFABC, e claro, só tem sido possível graça as pessoas que contribuem com o projeto todos os dias: financeiramente, com ideias, sugestões e a partilha nas redes.

Libreflix agora é P2P

Descentralizada, independente, comunitária!

Assim é a internet que queremos.

Por isso, temos orgulho de anunciar que agora a transmissão de vídeos no Libreflix será feita de forma peer-to-peer (P2P).

Isso é diferente da transmissão cliente-servidor que ocorre comumente na maioria dos sites e plataformas digitais – onde um grande servidor centralizado é responsável por enviar as informações para quem acessa aquele conteúdo.

No Libreflix a transmissão ocorrerá assim como acontece com o torrent. Ou seja, ao mesmo tempo que assiste, você também retransmite a cultura audiovisual para outras pessoas.

Esse uso de tecnologias de compartilhamento descentralizadas também contribui para um ambiente alternativo ao atual do mercado de streaming.

É o torrent mas com um uso diferente ao da “pirataria” – um novo jeito de vermos a tecnologia e vivenciarmos seu uso.


Todo esse desenvolvimento é feito sem fins lucrativos. Precisamos da sua ajuda para manter os servidores e outros gastos básicos para a plataforma permanecer no ar.